"Chega mais perto e contempla as palavras, cada uma tem mil faces secretas.”

Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Meus tesouros

A leitura me leva a conhecer o mundo inteiro, seus costumes, suas lendas, suas injustiças. Me faz chorar por alguém que se foi, pela guerra declarada, por todo o sofrimento. Me faz sorrir quando o final é feliz, quando a justiça é feita, quando os apaixonados se beijam. Algumas historias são ficção, outras são verdadeiras, mas na verdade não importa, quero viver aquela história, aquele momento....dentro do meu quarto, dentro do meu mundo.

______________________________________________________________________


Esse livro é o meu xodó. Fala da mulher que foi declaradamente contra aos seus costumes – o islã. É uma historia verídica, onde é falado sobre a situação da mulher na religião mulçumana, inclusive as mutilações sofridas por elas. Indico para todos que desejem conhecer um pouco mais sobre o islã, sobretudo para as mulheres, para perceberem a força dessa mulher que tanto lutou por seus direitos.




Esse livro me fez lembrar a inocência de outro livro: O Pequeno Príncipe. É uma narrativa curta, mas nos prende desde o inicio com a sua leveza, inocência e suas palavras cativantes. Fala essencialmente sobre a amizade de duas crianças em um campo de concentração nazista. Um das crianças é alemã e a outra judia. Vale muito a pena ler (já tenho lágrimas nos olhos só de lembrar da história) e perceber que uma grande amizade vai muito além de raças, cores e cercas de arame.





Nossa, esse livro é muito bacana. Uma ficção que não te deixa dormir...hehehe!!! Bem, por fazer jornalismo esse livro me atraiu pelo fato do autor ser um repórter. Quando comecei a ler fiquei ainda mais atraída porque o protagonista também era um jornalista em busca de uma matéria investigativa. Indico para quem gosta de um suspense e de uma boa ficção contada por quem entende do assunto.




Durante essa leitura eu chorei do começo ao fim, não que isso seja muito difícil, pois sou uma chorona assumida, mas é verdadeiramente uma historia muito triste. Conta a história verídica de Clara Kramer, uma menina que viveu durante a Segunda Guerra e que lutou dia após dia por sua vida dentro de um porão na casa de um nazista. É tocante perceber que durante a guerra nem todos os valores foram perdidos. É eletrizante, angustiante, mas possui um final feliz.




Quando comprei esse livro, pensei verdadeiramente em conhecer a vida de Pe Cicero porque acho que é pouco divulgada o que ele realmente fez no passado. Sempre se tem a imagem do bom padre, do benfeitor, daquele que sempre ajudou o seu rebanho, mas é esquecido de se comentar sobre o lado político, do dinheiro, do Lampião, da chibata, dentre outras coisas. Ainda não terminei de ler.




Esse daqui foi o primeiro livro que li...hehehehe!!! A capa não era essa e não achei nenhuma foto da edição que eu tenho (1988). É a minha maior relíquia e sem dúvida nenhuma o livro que mais tenho ciúmes!! Meus filhos o lerão!!






10 comentários:

  1. Admirooo muitoooo pessoas como vc que gostam de ler livros... kkkkkkkkkkk aff estou distante de alcançar esse bem, mas que sabe um dia.... Parabéns... bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi o filme d'O menino do Pijama listrado, é muito emocionante, tocante, nossa. Realmente faz a gente ficar pensativo. Imagino como deve ser o livro!
    Padre Cícero foi um ícone muito importante na história nordestina como na história nacional, não acho que seja pouco reconhecido. Não tenho um livro que "meus filhos tem que ler", porém posso recomendar algumas coisas, sei lá.

    ResponderExcluir
  3. Má, o Zé Neto voltou ao Blogs de Quinta, agora com um novo blog:

    Zé Neto - www.pertodoserdois.blogspot.com

    Só adicionar!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Só para que fique bem claro...
    No ultimo livro citei que "meus filhos o lerão" não como uma forma de impor a leitura, mas que o livro estará a disposição deles como um incentivo, ok??

    E ao ler o comentário de Emily percebi que talvez tenha me expressado mal nas palavras "pouco divulgada", a intenção era falar que muitos nordestinos desconhecem a história do homem Cícero se prendendo mais na parte de padre dos milagres. Os fatos da história dele já nos são familiares por termos acesso a leituras como esse livro, porém muitos romeiros e devotos de Pe Cícero sequer conhecem a fundo sua história "conhecendo" apenas o "Padim Ciço". Admiro muito a devoção do povo nordestino no padre, mas continuo a achar que ele não foi assim tão bonzinho como as pessoas falam.
    Era isso!! hehehe

    ResponderExcluir
  5. Aii eu qro ler esse Infiel =DD
    adorei a seleção máh ;)

    ResponderExcluir
  6. a maneira com a qual voce fala desses livros, dá vontade de ler todos. Fiquei com muita vontade de ler Iscariotes e Infiel

    ResponderExcluir
  7. Na Livraria Cultura, chegou uma cliente querendo esse livro 'Infiel', sendo que ela não sabia o nome do livro. Como eu já tinha lido ele aqui,eu sabia que já o conhecia, mas não lembrei o nome também, aí não consegui vender...

    A lista é muito boa mesmo! E quanto a Pde Cícero, ele influenciou o povo a pegar em armas para defender seus interesses políticos: acho que isso já basta como exemplo, neh?

    beijos

    ResponderExcluir
  8. nao li nenhum desses, mas vi o filme "o menino do pijama listrado". se o filme jah eh bom, o livro deve ser muito melhor!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do repertório, mescla clássicos modernos como o O Menino do Pijama Listrado e infanto-juvenis como o do Gato. rs.
    Gosto de leituras diversificadas e fáceis. Acho que ler é viver uma outra vida, aprender mais sobre o mundo e consequentemente nos melhorarmos, nos aprimorarmos, amadurecermos nossas percepções sobre quem somos...

    Beijos (Des)conexos!

    ResponderExcluir
  10. Marcilia, o Fabio Paulino saiu do Blogs de Quinta! Por favor, atualizar a lista de acordo com a da comunidade ou com a do meu blog.

    beijos

    ResponderExcluir